No entanto, o conjunto de skills de um cientista de dados é tipicamente mais amplo do que o de um analista de dados médio. Comparativamente, cientistas de dados usam linguagens de programação comuns, como R e Python, para conduzir mais inferências estatísticas e visualização de dados. O volume crescente de fontes https://portalrbn.com.br/tecnologias-que-marcam-presenca-no-futuro-do-desenvolvimento-web/ de dados e, consequentemente, de dados, tornou a ciência de dados um dos campos de crescimento mais rápido em todos os setores. Como resultado, não é surpresa que o papel do cientista de dados tenha sido apelidado de “o trabalho mais sexy do século XXI” pela Harvard Business Review (link fora de ibm.com).
Além dessas linguagens de programação é essencial o domínio de bancos de dados SQL e NoSQL. Porém, para aplicar todo esse conhecimento quem trabalha com Ciência de Dados usa ferramentas específicas. O mesmo acontece quando usamos variáveis que não tem sentido nenhum com o problema e não tem um resultado efetivo quando temos um modelo estatístico ou de machine learning. Esta etapa requer não apenas habilidades técnicas, mas também um profundo entendimento do contexto de negócios. De um dia para o outro as pessoas estavam falando sobre ChatGPT, pesquisando informações e montando textos, muitas pessoas para uso pessoal, algumas para testar eficiência das ferramentas lançadas e outras para achar pontos fracos. Sinto que realmente a maior mudança na área de dados foi essa divisão do que um cientista de dados deve e pode fazer e também o que é tarefa de engenheiros de dados e machine learning, por exemplo.
Como se tornar um cientista de dados de sucesso?
A depender do projeto que esteja atuando, o cientista de dados pode trabalhar com profissionais de diferentes áreas como comunicação, jurídica, recursos humanos, vendas, entre outras. O cientista de dados também precisa ter algumas habilidades e competências comportamentais como boa comunicação, liderança e capacidade de resolver problemas. Um cientista de dados tem que ter o domínio de programação, matemática, estatística e ter conhecimentos de negócios.
Ela busca soluções por meio de uma metodologia, ou seja, alguma ferramenta de análise de dados. Dados não-estruturados de clientes de uma empresa de alimentação, por exemplo, serão combinados e analisados por um cientista de dados. A partir disso, ele pode indicar os principais problemas que os consumidores enfrentam com determinado alimento ou padrões de consumo ainda não percebidos pela empresa porque os dados eram confusos. Esse profissional terá a expertise necessária para traçar comunicação entre os dados e apresentar os resultados. Como todos os cientistas, os cientistas de dados não só realizam as suas análises, mas também apresentam as suas descobertas a outros. Quer isso signifique comunicar com a direção da empresa, o governo ou o público, um data scientist deve fornecer informações claras e úteis.
Capacidade de resolver problemas
Por isso, o conhecimento teórico-prático é fundamental para ambas as profissões. Isso porque a Engenharia de Dados é responsável por preparar, coletar e organizar os dados. Essas informações são fornecidas por meio da internet por seus próprios clientes ao utilizarem o aplicativo de carona coletiva. Quando a quantidade de solicitações feitas pelos usuários aumenta, o preço segue a mesma tendência. Ou seja, é preciso entender do negócio em que vai trabalhar, seja ele da área varejista, telecomunicações, mídia, logística, finanças, órgão público, entretenimento ou qualquer outro.
- Além da necessidade de resolver erros, esse trabalhador também tem a capacidade de identificar possíveis complicações antes mesmo delas acontecerem.
- Na etapa de visualização são utilizadas bibliotecas como a Matplotlib e a Seaborn.
- De acordo com o site Glassdoor, um cientista de dados jr tem salário médio de R$4.855.
- Frequentemente, você passará esses dados ao analista, que terá uma única fonte de dados.
Essa pós-graduação é voltada para profissionais formados em Sistemas de Informação, Ciência da Computação, Engenharia de Computação e tecnólogos da área de TI. Em outras palavras, o cientista de dados pode ajudar a empresa a tomar decisões de forma mais assertiva, a partir Tecnologias que marcam presença no futuro do desenvolvimento web da sua visão analítica sobre os dados e a capacidade de fazer previsões antecipadas a respeito do que pode acontecer. A rotina envolve, na verdade, o uso de um computador para criar modelos matemáticos a partir de milhares de informações de bancos de dados de empresas.
Gestão de dados
Por vezes, com dados de alta complexidade, como no trabalho envolvendo a análise de sentimentos no Twitter em relação ao isolamento social nas últimas semanas. Um programa que vai ler esses 70 mil e analisá-los é um superprograma, que requer uma técnica muito diferente”. Esse grande volume de dados é o que chamamos de “Big Data” e trabalhar com eles é uma das atribuições do cientista de dados.